
Empreendedorismo, inovação social e propósito resultaram no projeto social DU99, criado em 2016 com objetivo de levar arquitetura para todos e através da arquitetura mudar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades. Instituições selecionadas recebem um projeto de arquitetura e um mutirão de um dia feito por voluntários, que se inscrevem através das redes sociais, para executar os reparos e melhorias. Construímos uma rede de parceiros, apoiadores e voluntários de mais de 400 pessoas que acreditam que fazer uma pequena parte já é mudar o mundo.
O Patas Dadas surgiu em resposta a uma série de maus tratos que aconteceram em um Campus da UFRGS em 2009. Alguns estudantes se uniram para mudar esta realidade e em 2015 o Patas Dadas passou a ser uma Associação sem fins lucrativos. Atualmente a ONG conta com 50 voluntários ativos.
Criamos uma área de convivência para os voluntários, pintamos os três containers que existem no canil, trocamos luminárias, organizamos as áreas de armazenamento e revitalizamos a área de banho dos animais. Uma campanha em parceria com o DC Shopping arrecadou uma grande quantidade de ração, doada para o Patas Dadas.
Arquitetas voluntárias Camila Estácio, Sabrina Hasse e Patricia Palma | 70 voluntários | 25 apoiadores
A Escola Estadual Carlos Fagundes de Mello, localizada no bairro Humaitá em Porto Alegre | RS, foi indicada porque recebeu uma doação da OAS de mais de 50 latas de tinta e não tinha condições de adquirir o material e contratar mão de obra para fazer a pintura. No mutirão todas as áreas comuns internas, portas e corrimãos foram pintados. Foram feitos reparos nos WC’s, instaladas novas luminárias na área de convivência dos alunos e o muro do portão de acesso recebeu um graffiti.
Arquiteta voluntária Aline Fuhrmeister | 50 voluntários | 20 apoiadores
O CVV – Centro de Valorização à Vida, é mantido por voluntários que atendem 24 horas por dia, através do telefone 188, 20.000 ligações de pessoas com depressão e risco de suicídio.
O local foi transformado através de novo layout e ambientação para as salas de atendimento, corredor, que foi decorado e recebeu nova iluminação, secretaria e sala de reuniões, que ficaram muito mais funcionais. A área externa, antes sem uso recebeu um espaço de convívio cheio de cor e vegetação.
Arquitetas voluntárias Camila Chalon e Juliana Fontoura | 60 voluntários | 40 apoiadores | Fotos Lenara Petenuzzo | Video Shake Dog Shake
A Santa Anita recebe cerca de 130 crianças de 5 a 13 anos, no contraturno da escola. Promove a alfabetização de mundos, o projeto vagalume, que leva as crianças a conhecerem espaços da cidade, promove grupos de psicodrama e atendimentos individuais. Foi feita a reforma de duas salas de atividades através da troca de piso, pintura das paredes, instalação de módulos elétricos, luminárias e estantes. Através de uma campanha, 100 fantasias foram doadas e reformadas para as crianças, que também receberam mochilas, brinquedos e material escolar.
Arquitetas voluntárias Mariana Jardim e Priscila Spohr | 50 voluntários | 25 apoiadores | Video Daniel Accampora
Indicado e apoiado pela ADP, o Lar Cantinho dos Avós, com 40 idosos, sendo 20 acamados, precisava de aconchego e segurança. O layout foi refeito através da redistribuição do mobiliário. Toda a casa foi pintada internamente. Barras de apoio foram instaladas nos WC’s e nas circulações. A casa recebeu novas luminárias, persianas, quadros, um sofá e uma TV. A área externa recebeu um jardim, pintura nos muros e um pergolado de madeira com iluminação. Uma campanha possibilitou a doação de cobertores, edredons e roupas para os idosos.
Arquiteta voluntária Aline Fuhrmeister | 45 voluntários | 30 apoiadores | Video Daniel Accampora
O Projeto Camaleão é uma ONG que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes durante e após o tratamento contra o câncer e promove a reinserção social destes pacientes através do reforço da autoestima, apoio psicológico e capacitação. A Casa Camaleão recebeu dois mutirões, um no início da reforma, quando precisavam de muito apoio para adequar a casa às necessidades da ONG e o segundo para colaborar com a conclusão da reforma e os retoque finais. A casa foi toda pintada, recebeu novas luminárias, setorização de espaços, recebeu móveis, prateleiras, espelhos e elementos decorativos para receber com conforto os pacientes e seus familiares.
Arquiteta voluntária Aline Fuhrmeister | 60 voluntários | 15 apoiadores